segunda-feira, 9 de março de 2009

Paulo e Silas na prisão

Atos 16:22-34

A multidão que se levantou contra Paulo e Silas, pode representar a multidão que se levanta contra nós através de:

- Sentimentos:
medos, desesperanças, inseguranças, ansiedades e frustrações.

- Problemas:
familires, falta de emprego e doenças.

- Tragédias:
perda de pessoas queridas, violências sofridas, acidentes e a desistabilidade da natureza(enchentes, desbarrancamentos, etc)

As consequências do que essa multidão traz pra nós são como:

- Vestes resgadas:
que fazem nos sentirmos nus, impotentes, inferiores, desamparados, sozinhos e sem o controle da nossa vida.

- Açoites:
que nos deixam atormentados, perturbados, desorientados, machucados, sem forças, com cicatrizes e traumas.

- Prisão e tronco:
que fazem nos sentirmos sem esperança, solitários, não conseguimos enxergar a saída, ficamos desacreditados e perdemos a vontade de lutar pela vida enleados e amarrados em nossas dificuldades.


Quando nos parecemos com Paulo e Silas, cremos que há um Deus maior do que todas essas coisas. Mesmo que os sentimentos, problemas e tragédias nos sobrevenham, não nos entregamos à eles.

Paulo e Silas mesmo machucados e com dores, encontraram forças no Senhor para orar e louvar. Foram injustiçados, presos como homens perigosos sendo homens pacíficos e de bem. Nada do que lhes aconteceu pode tirar o louvor e adoração dos seus lábios.

Enquanto eles louvavam ao Senhor naquela cela, outros presos os escutavam.

Esses outros presos podem representar pra nós aquelas pessoas que nos rodeiam, que não seguem á Cristo, mas que passam pelas mesmas dificuldades que passamos. Enquanto louvamos e oramos essas pessoas podem ver a diferença em nós. Sabemos que como seres humanos e pecadores também sofremos as aflições deste mundo, porém temos algo que nos motiva a continuar. Temos Jesus que anda conosco e faz toda a diferença. Como diz em salmo 23:4 "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, porque tú estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam".

Enquanto não desistimos de louvar ao Senhor, ele nos mostra o seu poder.

A libertação de Paulo e Silas veio de uma forma inesperada, surpreendente e sobrenatural. Eles não clamavam por libertação, somente adoravam orando e louvano ao Senhor.

O terremoto que abalou as estruturas daquela prisão, vemos como a mão do Senhor que vem sobre nós e nos mostra o caminho, o livrammento, a cura, a libertação. Nem sempre será do jeito como pensamos ou esperamos, como foi ali.

O poder do Senhor quebrou as correntes e foram abertas as portas da prisão.
Quando adoramos mesmo em circunstâncias desfavoráveis o Senhor traz solução às nossas causas.

Os outros presos que estavam ali com Paulo e Silas quando as correntes foram soltas, não fugiram. Eles não eram seguidores de Jesus, pelo contrário, eram homens maus e perigosos, mas se juntaram à Paulo e Silas pois puderam comtemplar o quanto "o Deus deles" era poderoso.Da mesma forma as pessoas que nos rodeiam creem que o Deus que servimostem poder. Uma prova disso os pedidos que fazem á nós, de oração e visita, e a participação em cultos e campanhas. Em meio à dificuldade sempre recorrem á nós.

Algumas dessas pessoas são alcançadas por Jesus através da nossa vida e testemunho, como aquele carcereiro e sua família. Podemos ver que assim que ele creu em Jesus já houve uma transformação no seu coração. Como carcereiro, foi ele quem prendeu Paulo e Silas, pode ser até que os tenha negado alimento, zombado deles e os ferido, mas depois que creu em Jesus vemos que ele cuidou deles e lavou-lhes as feridas.

Assim também é conosco, quando as pessoas veem o poder de Deus em nossa vida, mudam a forma de enxergar. Aquele que era alvo de críticas e zombarias, torna-se testemunho vivo da glória de Deus.

Com tudo isso nós podemos ver a importância de adorar e louvar á Deus mesmo quando as circunstâncias são ruins ou desesperadoras. Mesmo havendo cadeias e correntes, nada pode aprisionar a nossa voz e o nosso louvor à Deus.

O poder do Senhor pode quebrar qualquer cadeia, correntes e grilhões. Pode abrir prisões e portas. Pode nos libertar, curar e nos fazer vitoriosos nele.

39 comentários:

  1. Grande menssagem, tava procurando mais argumento para pregar essa palavra, até ae entao eu só tinha um visao de paulo e silas dizendo um pro outro que mesmo depois de ter apanhado muito, eram gratos a Cristo, e entao louvaro a Deus. Imagino paulo olhando pra silas e falando: minhas costas esta duendo Silas
    - As minhas tanben doi diz Silas.
    - Mas sabe Silas, eu nao me arrependo de seguir a Cristo!Diz paulo.
    - Eu tambem nao paulo. aprendi muitas coisas com voce paulo e quero crer nesse cristo pra sempre!
    Entao vamos louvar a Deus com um louvor de Gratidao, mesmo em meio a dificuldade, vamos ser grato a cristo.
    Agora imagino eles cantando...
    Mais grato a Ti, mais grato a Ti..
    e depois..
    Mais perto quero Estar...Mais Perto Quero estar..
    e quando chega no terceiro hino..
    Foi na Cruz..Foi na Cruz.. Onde um dia eu vi, meus pecados castigados em Jesus, foi ali pela fé, que meus olhos abri, e agora me alegro em sua luz.
    I é nessa hora algo de sobre natural acontece.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Cristo Jesus amada!!
    Lindíssima passagem.
    Sempre em meio ao caos da vida lembro-me dessa passagem. Nas dificuldades que devemos louvar e orar a Deus, crendo que o milagre vai acontecer. Deus quer fazer assim conosco, mas nós precisamos compreender que não devemos trocar o LOUVOR e a ORAÇÃO pela MURMURAÇÃO. (os murmurados não hão de reinar o Reino do Céu)
    É através do Louvor e Oração que o Senhor nos liberta de muitas situações.

    Deus te abençoe.
    Amém!!

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor irmâ muito boa sua palavra eu complemento com a conversao do carcereiro ele vendo o que acontecera esta escrito que ele se amendrontou de tal modo que sabia iria morrer não e pra nao cair naos maos do homem quis se matar tirar sua própria vida mas esta escrito eu vim para dar vida e vida com abendancia e despertou um desejo em seu coracao e perguntou o que devo fazer para que eu seja salvo ? eles responderam crê no Senhor Jesus cristo e saras salvo , tu e a tua casa veja bem irmâ ele presenciou a manifestaçao de Deus na vida de seus servos servos esses que estavam em comunhao com Deus , EM OUTRAS PALAVRAS O QUE QUE EU TENHO QUE FAZER PARA RECEBER ISSO QUE VCS TEM ? note que eles apenas cantavam e oravam nao pregavam ou seja chamavam a atençao de Deus e quando Deus se mexe para dar vitória a crente o inferno estremece por que ele desfaz toda obra do maligno
    vendo essa manifestaçao o impio disse EIIII EU TAMBEM QUERO SER OUVIDO POR DEUSS

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor. Eu posso intitular como um cântico na agonia. Humanamente eles não teriam nenhum motivo pra orar, em louvor, porém desprezaram a dor física, moral e entoaram o perfeito louvor que chegou ao trono da graça de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Valéria Moraes -Balsamo de Gileade-Edson Passos
    Que Deus lhe abençõe muito minha amada!! Entendemos que é dificil passarmos pela prova porém é possível poque eles venceram!!

    ResponderExcluir
  6. Ola minha irmã parabens pela palavraaa
    uma benção, me ajudou e muito
    um fort abraço
    fk na pazz
    bye

    ResponderExcluir
  7. nos somos mas que vencedores no senhor jesus cristo que nós deu acesso a sauvação assim como jó falou :Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. então permanesam firmes amados irmão que o senhor comtempla tudo e ele é Deu de vitoria !!!! ohhh gloria !!!!

    ResponderExcluir
  8. BEM EXPLICADO ESSA MENSAGEM ....DEUS ABENÇOE .
    ME AJUDOU MUITO A ENTENDER ESSA PASSAGEM .

    ResponderExcluir
  9. QUERIDOS EU IMAGINO PAULO E SILAS MACHUCADOS, FERIDOS, COM AS VESTES TODAS RASGADAS E COM UMA ESPERANÇA MUITO GRANDE DENTRO DO PEITO. IMAGINO EU QUERIDOS QUE POR VOLTA DA MEIA NOITE ONDE MUITOS CRENTES DO PARAGUAI NÃO SAEM NEM DE CASA COM MEDO, TALVES PAULO OLHOU PRA SILAS, SILAS OLHOU PRA PAILO E SE PERGUNTARAM: ESTÁ TUDO BEM? E RESPONDERAM UM PARA O OUTRO: TUDO BEM NÃO ESTÁ; MAIS REPARE SÓ UMA COISA, FOMOS PRESOS INJUSTAMENTE, ESTAMOS FERIDOS,ESTAMOS COM AS NOSSAS VESTES RASGADAS MAIS TEMOS VOZ E O FOLEGO DE VIDA ENTÃO VAMOS LOUVAR E ORAR. QUERO CONJECTURAR SEM MANCHAR AS PÁGINAS DA BÍBLIA SAGRADA QUE ELES LOUVARAM 2 HINOS ASSIM Ó: E SE AGENTE COLOCAR A NOSSA FÉ EMAÇÃO..... DEUS VAI NA FRENTE ABRINDO O CAMINHO QUEBRANDO AS CORRENTES TIRANDO OS ESPINHOS ORDENA OS ANJOS PRA CONTIGO LUTAR ELE ABRE A PORTA PRA NINGUÉM MAIS FECHAR..... QUERIDOS EU NÃO SEI SE ALGUNS DOS LEITORES ESTÁ VIVENDO UMA MEIA NOITE PARECIDA COM A DE PAULO E SILAS, MAIS SE NÃO ESTIVER ELA VAI CHEGAR POIS É NECESSÁRIO PARA TERMOS EXPERIENCIAS COM O TODO PODEROSO, MAIS QUANDO ESSA MEIA NOITE CHEGAR O SEGREDO É LOUVAR E ORAR SEMPPRE..

    ResponderExcluir
  10. Que Palavra Maravilhosa, Que Deus te Abençõe, e sempre quando eu leio a palavra do Nosso Deus eu posso notar que tds as vezes que homens e mulheres passaram por essas perseguições foi para que a GLÒria do Nosso DEUS fosse Revelada de \maneira Sobrenatural, tão Sobrenatural q sempre alcançavam as almas perdidas, como por exemplo do carceireiro e td a sua família, por isso amados sempre se lembrem de que: Vc é um Canal paa que a Glórria de Deus se manifeste e os perdidos sejem alcanaçados atraves da sua vida, não desanime, não negue a Jesus e não largue a sua cruz, Graça e Paz!!!

    i. alessandra

    ResponderExcluir
  11. Que Palavra Maravilhosa, Que Deus te Abençõe, e sempre quando eu leio a palavra do Nosso Deus eu posso notar que tds as vezes que homens e mulheres passaram por essas perseguições foi para que a GLÒria do Nosso DEUS fosse Revelada de \maneira Sobrenatural, tão Sobrenatural q sempre alcançavam as almas perdidas, como por exemplo do carceireiro e td a sua família, por isso amados sempre se lembrem de que: Vc é um Canal paa que a Glórria de Deus se manifeste e os perdidos sejem alcanaçados atraves da sua vida, não desanime, não negue a Jesus e não largue a sua cruz, Graça e Paz!!!

    i. alessandra

    ResponderExcluir
  12. Ola minha irmã.
    a paz do senhor,parabéns minha querida,
    que Deus continui te usando grandemente!!!
    fik na paz do senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  13. Que possamos não fazer como fez miriã.
    Que só adorou ao Senhor após atravessar o mar...
    mas que o adoramos mesmo que mar não tenha sido,
    aberto...Deus está preocurando os verdadeiros adoradores,que o adorem mesmo na dificuldade,
    vece é um?...

    ResponderExcluir
  14. muito abençoada esta novA revelação deste trecho da palavra do senhor ,pois cada vez que lemos a palavra do senhor deus nos da uma nova revelação,A PAZ DO SENHOR..

    ResponderExcluir
  15. A PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRITO A TODOS PODEM TER CERTEZA A VITORIA JA E CERTA EM O NOME DE JESUS FIQUEM NA PAZ

    ResponderExcluir
  16. AMADA ESTAVA PROCURANDO ESATAMENTE ESSA VISÃO NESSA PALAVRA,AMEI O Q LIE Q DEUS CONTINUE TE ABENCOANDO SEMPRE BEIJOS...

    ResponderExcluir
  17. A paz querida continua nessa perseverança..

    ResponderExcluir
  18. o dircenimento que Deus deu a vc nesta mensagem é tremendo vai me ajudar muito e sempre me emociono ao ver essa manifestação de fé e confiança em Deus,amanhã tenho um trabalho de homiléica para apresentar na faculdade e o tema que escolhi foi quando não há por que louvar baseado neste texto de atos de paulo e silas na prisão.

    obrigada Deus te use mais e mais

    ResponderExcluir
  19. Estou preparando uma mensagem para o aniversário do grupo de louvor onde faço parte, na minha igreja, e esta vai me ajudar muito, pois o Senhor me falou em Paulo e Silas ontem. Esta mensagem é tremenda. Peço a irmã que me ajude em oração para quando eu for pregar esta palavra(no dia 26/11), muitas almas se libertem como Paulo e Silas. Que Jesus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  20. Em meio a dificuldade, Deus sempre nos surpreende com o seu sobrenatural, e atravez deste, todos ao nosso redor reconhecem a soberania de Deus. Muito poderosa essa passagem.

    ResponderExcluir
  21. que deus cotinue te abençoando e te dando cada dia conhecimento e sabedoria para ta ministrando a palavra do senhor amem.

    ResponderExcluir
  22. A PAZ DO SENHOR JESUS .QUE DEUS CONTINUE TE USANDO COM GRANDE SABEDORIA .DEUS TE ABênçõe

    ResponderExcluir
  23. QUE MARAVILHA DE ESTUDO,É ASSIM MESMO QUE DEUS FAZ, QUANDO ESTAMOS EM AFLIÇÃO. A VITÓRIA É CERTA!!!

    ResponderExcluir
  24. A PAZ AMADA NESSA MANHÃ VOÊ FOI CANAL DE BENÇAO EM MINHA VIDA QUE O NOSSO PAI CONTINUE TE USANDO GRANDEMENTE PRA ABENÇOAR E SALVAR VIDA COM PALAVRAS QUE TRAS VIDA E RENOVO SEJA ABUNDANTEMENTE ABENÇOADA.

    ResponderExcluir
  25. A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO VASO UNGIDO, O NOSSO DEUS E LINDO, BASTA TERMOS POSIÇÕES DE ADORADORES, PARA QUE A GLORIA DO SENHOR SEJA DERRAMADA. CONTINUA NA DEPENDENCIA DO PAI CELESTIAL, E O MAIS ELE FARÁ. DEUS TE ABENÇÕE SEMPRE.

    ResponderExcluir
  26. Deus te abençõe, por está palavra sábia, continue neste proposito de ministrar o evangelho de Cristo.

    ResponderExcluir
  27. E so Deus pode fazer o q ele fez com paulo e silas mas agora e nossa vez amem!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. E so Deus pode fazer o q ele fez com paulo e silas mas agora e nossa vez amem!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. o louvor da Damaris... SACRIFICIO E ADORAÇÃO.... diz muito.... ouçam.... é impactante....

    ResponderExcluir
  30. A Paz do SENHOR minha irmã. Coisa linda! Só Deus que é capaz de da uma sabedoria desse tamanho á seus servos. Nenhum dos maiores cientistas da terra explicaria essa passagem com essa sabedoria; pois a sabedoria deles, é de homens, á da irmã, é de Deus. Que O Grande Deus á abençoe ainda mais com toda sorte de bênção, você, sua casa e sua família.

    ResponderExcluir
  31. OLÁ, MUITAS PESSOAS FALAM Q PAULO ERA CIDADÃO ROMANO E ESQUECE Q SILAS TAMBEM ERA CIDADÃO ROMANO, ELE TAMBEM PODERIA REVINDICAR
    O SEU DIREITO MAIS ACEITO O DESAFIO DE ANDAR COM PAULO.

    ResponderExcluir
  32. Deus realmente usa seus servos de maneira surpreendente, parabéns querida que Ele te abençoe tremendamente.

    ResponderExcluir
  33. que bela mensagem que Deus posa continuar abençoando seu ministerio, pedindo que nas suas oraçoes apresente a deus a minha vida como servo do Senhor, estou com o proposito de pregar essa mensagem ore para que de tudo certo para gloria de Deus, que Deus te abençoe dos ceus

    ResponderExcluir
  34. Prabens que Deus contnue abençoando-a!!!

    ResponderExcluir
  35. João batista ,sou muito grato DEUS por ter me libertado da escravidão , Paulo e Silas foram Homens fiel a DEUS, chegou a dizer , seja meus imitadores como eu foi de cristo, isso nos mostra q ele sempre procurou cumprir os mandamento do filho de DEUS, ele tbm amava muito a Cristo, q estamos passando por certa dificuldade, muitas das vezes nós murmuramos muito , e ñ tem q se assim, Paulo e Silas mesmo sofrendo ñ deixou de acreditar em Cristo como único salvador, q + sofrimento + eles acreditava q eles iriam sair da quela prisão, sabe por q eles acreditavam ?por q DEUS ñ é Homem para mentir , es q estou com vosco todo os dia de suas vidas, isso nos deixa muito seguro de tudo em nossa vida, q tem Cristo tem a proteção de DEUS , estou certo q se eu morrer com cristo estarei no lugar chamado paraíso, isso me deixa muito feliz , irmãos somo soldado valorosos e estamos em uma batalha forte mente armados ñ podemos recuar sabemos q Cristo esta em nossa frente , q crer nisso? dão glória a DEUS , os alicerço desta vida ñ podem ter poder sobre nós de jeito nem um , o meu DEUS ele me da capacidade para vencer os obstáculo desta vida, e vamos q vamos, os pássaros migrantes são guiados por DEUS , e saiam bem de manhã cedo para sua jornada , q chega a tarde eles procuram um lugar para se alimentar e pernoitar de pois pela manhã cedo ele parte para o destino certo, ñ se contenta com coisa pequenas , + sim com coisas q podem lhe da muito em sua trajetória, assim somos nós , ñ se contentamos com esse mundo de pecado , nosso alvo é o céu, uma cidade q esta preparada por mão divina nos céu, ñ devemos recuar , se fiel a té a morte e darei a coroa da vida disse Jesus .

    ResponderExcluir
  36. Aqui vai uma prova que a palavra do senhor nunca passara. passou-se 4 anos essa postagem e hj mais uma vez ela vai ser pregada com nova direção so espirito Santo. Deus abençoe a Irma que nos deu u& pouco mais de entendimento ;-)

    ResponderExcluir